![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9BSglwJOrw2RqpVZN0MunDiYnvUgFzoEhXfznTkkg5a0MtbDju1fPsIkx4LKUPWz8iXglOjep8-8iLu5akXb2FNOBKLFPku-7RrNbE7RANTBBp3oiq63_w-6hsB8waeXzkx6UXHtGOdEd/s400/teatro+romano+de+orange.jpg)
Visitei Orange nas minhas férias de verão. Orange é uma cidade francesa.
Em Orange fomos a um teatro romano com áudio-guia. Esse teatro era muuito giro! Lá em cima havia uma estátua do imperador, que, naquele tempo, reinava. Essa estátua era muuuuito antiga! A estátua tinha quase dois mil anos (2000). Aquele áudio-guia dizia muito sobre o teatro romano. Dizia que naquele teatro passaram mais ou menos 6 imperadores romanos. O mais notável foi Júlio César. Este teatro magnifico foi construído durante o reinado de Augusto, no século I d.c. Este teatro romano resistiu a grandes tempestades e a dias abrasadores, o que não deixa de ser incrível! Como resistiu a estes tempos todos? Este enorme teatro romano tem 45 bancadas de um dos lados e no outro só tem 35 bancadas, ao todo 80 bancadas, cada uma com mais ou menos 20 metros o que no total dá para 1600 espectadores. Este teatro romano é muito grande, mas em comparação com o estádio do Benfica é cerca de 40 vezes menor. As bancadas do teatro também tinham uma ordem como agora têm os estádios: á frente, os mais importantes como nobres e ricos e outras pessoas. Atrás eram os prostitutos/as, a seguir eram pessoas normais do povo com algum dinheiro e no cimo de todos eram os mais pobres e as outras pessoas do povo. O áudio-guia ia até ao nº 23 mas eu só ouvi até ao 5 porque a minha mãe tinha ficado no carro e também porque estavam-me sempre a interromper e eu não conseguia ouvir nada.
O teatro romano foi fabuloso!!!!! O que mais me impressionou foi o palco, as colunas romanas, o cenário e a grande estátua.
Curiosidades:
César era o nome dado aos imperadores romanos.
Augusto era o cognome dado aos mesmos.
Por isso todos os imperadores romanos tinham este nome a seguir ao deles.
A seguir fomos conhecer esta linda cidade. “Orange é um centro florescente da região. Os campos, pomares e grandes vinhas das Côtes de Rhône fizeram dela um importante mercado de uvas, azeitonas, mel e trufas." A zona em redor do “Hotel de Ville” (do século XVII) onde há ruas bonitas que conduzem a praças calmas e cheias de sombra. “Orange possui dois dos mais importantes monumentos romanos da Europa.”