sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Museu de História Natural

Dia 30 de Dezembro fui ao Museu de História Natural, em Lisboa.



Vi muitas coisas na exposição "Evolução da Terra". Esta exposição explicava muito bem a formação da terra e como ela evoluiu até aos dias de hoje.

A exposição é fantástica. Contava extraordinariamente como é que a Terra evoluiu. Explica os acontecimentos e os factos com videos, computadores interactivos, coisas para ler e coisas para tocar.


Nós (eu, o meu irmão e o meu pai) vimos num placar a formação do Big Bang que libertou muitas partículas, numa enorme explosão que criou todo o Universo.

Depois vimos como se formaram as galáxias, seguidas pelas suas estrelas e mais tarde pelos planetas e satélites naturais.

O Sol formou-se com muita poeira, meteoros e outras coisas que andavam à deriva no espaço
e que se foram juntando até se tornarem numa estrela colossal [para a nossa galáxia, porque há outras estrelas com a mesma função que o Sol que são muito maires, tais como Rigel (80 diâmetros solares), Deneb (140 diâmetros solares) e Bételgeuse (800 diâmetros solares)].

Depois vimos a formação dos planetas, incluindo a Terra. Esta começou a compor-se à sensivelmente 4,5 biliões de anos. A Terra estava sobre uma espessa camada de lava e magma que cobria a Terra inteira.

Esperou-se mais ou menos meio bilião de anos para a Terra começar a arrefecer e a lava se transformar em magma.

Depois os meteoros continuaram a embater na Terra, e, pelo que alguns cientistas dizem, foram eles que trouxeram para a Terra água dentro do seu conteúdo molecular. Depois, quando já havia água no nosso planeta, ela evaporou para o céu e começou a chover torrencialmente durante milhares de anos.

Passados milhões de anos a terra estava coberta totalmente de água, ainda que existissem pequens ilhas vulcânicas que tinham sobrevivido ao dilúvio.

Depois começaram-se a formar as placas tectónicas que, ao formarem-se, chocaram umas com as outras que fizeram o primeiro Super Continente. Esse Super Continente chamava-se Rodinia.

Era um continente muito reduzido. Este continente era feito de uma pedra que resultou dos gazes tóxicos libertados para a atmosfera enquanto a lava arrefecia para se transformar em magma. Esta pedra é leve mas incrivelmente resistente. Como é leve, flutua por cima da água e por isso não se afunda.

Já a crosta oceanica tem uma pedra mais concentrada e pesada. Essa pedra chama-se basalto...
continua noutro post.


Nenhum comentário: