![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHsX82mkF42ALUPTv4mfjqS1W_P1oViHOV2kURNFNFKszQ8dNuVxfJfJ-kvJKI6zPAodwuTq3Qpx-O2HYHNsDhLYyIPICsAEynkCtp1CfhD9hxd-ri3EAMQrPxeLepCvd_1GJZwNGy_Mvq/s200/3_recolectores9.jpg)
Os primeiros povos da Penísula Ibérica chamavam-se povos recolectores. Tinham este nome porque eles dependiam da recolha de alimentos da Natureza.
Estes povos eram nómadas porque quando tinham recolhido tudo o que havia naquela zona ou área mudavam-se para outro sitio onde houvesse alimentos para eles recolherem e condições de vida para lá ficarem.
Estes povos habitavam nos bosques, prados (pradarias), mais propriamente em grutas ou cavernas. Lá ficavam protegidos da chuva, de feras e do frio. Estes povos viviam no Período Paleolítico (Idade da Pedra).
Nas suas "casas" eles pintavam as paredes com cenas da sua vida quotidiana, na maioria das vezes, pintavam a caça. Essas pinturas têm o nome de pinturas rupestres.
Geralmente estas pinturas eram feitas de sangue de animal, sumo da fruta ou gordura animal. Como não havia pinceis, pintavam com os dedos.
Comiam frutos, cogumelos, animais e pouco mais. Os animais estavam adaptados àquele clima muito frio devido às glaciações. As plantas eram rasteiras também devido ao tempo frio. As actividades dos povos recolectores eram caçar, pescar, recolher frutos, fazer armas, fazer pinturas rupestres e pouco mais.
Eles caçavam mamutes, rinocerontes lanudos, renas, bisontes, ursos e tigres-dente-de-sabre.
Para afugentar as feras, eles utilizavam o fogo que usavam para se aquecer, se iluminarem e assarem as suas refeições.
Para o seu vestuário utilizavam as peles dos animais que caçavam.
Os seus instrumentos em pedra eram muito rudimentares, ainda não tinham grandes técnicas para conseguir o que queriam e ainda não tinham a fala desenvolvida.
Também não sabiam escrever nem ler e não tinham conhecimentos nenhuns do mundo que os rodeava.
Estes povos eram muitíssimo mais espertos do que os outros seres que viviam na mesma época que eles, sendo eles os reis da Penísula Ibérica naquele tempo.
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário